De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 83,5% dos casos de intoxicação alimentar, são causados por bactérias contidas em alimentos estragados. Com isso, é necessário fazer uma boa escolha na hora de comprar, levando em consideração a data de validade dos alimentos, a forma de transporte, de armazenar e de conservar corretamente.

 

Segue abaixo algumas dicas de como conservar bem os alimentos, para não desperdiçar e correr os riscos de intoxicação.  

 

Separe os alimentos dos itens de higiene

Essa dica vale tanto para o momento de transportar do mercado/feira para casa, pois os alimentos podem ser contaminados, se colocados próximos aos produtos de higiene.

 

Higienize a geladeira, armários e fruteiras 

Cada alimento deve ser armazenado de uma maneira diferente, dependendo da temperatura recomendada. Os não perecíveis nos armários, perecíveis na geladeira ou fruteira (nesse caso são as frutas que vão ser consumidas rapidamente).

É necessário avaliar o tipo de alimento e lugar que será armazenado e a higienização deve ser  frequente, para não estragar.

 

Lavar as frutas e verduras 

Esse tipo de alimento fica muito exposto nos mercados e feiras e por esse  motivo precisam ser lavados, principalmente os que são consumidos com a casca.

 

Nesse caso é adequado lavar e em seguida deixar por alguns minutos na água com gotas de água sanitária. Em seguida, basta enxaguar bem e guardar.

Armazenar os alimentos em locais cobertos

É mais adequado guardar os alimentos em locais que possam evitar a contaminação biológica, causada por insetos. Antes de consumir, a lavagem precisa ser feita novamente.

 

Evite preparar as refeições em quantidades exageradas

Preparar refeições em grandes quantidades e não armazenar corretamente  pode levar ao desperdício, por isso, é preciso fazer só o necessário.

Caso fiquem sobras, basta guardar em recipientes fechados e colocar na geladeira.  



Fonte: Minha Saúde Proteste