Mesmo que o inverno do Brasil não seja rigoroso, o lucro de uma sorveteria despenca nos dias mais frios. Por esse motivo, a grande maioria das pessoas pensam que ter uma sorveteria é preciso trabalhar o dobro no verão para conseguir se manter no inverno.
Veja algumas dicas de como driblar a sazonalidade e vender muito sorvete o ano todo!
Como funciona a venda de sorvetes ao longo do ano no Brasil?
Obviamente que no verão o sorvete ganha um grande destaque. Não é novidade, sorveterias ficam lotadas na época mais quente do ano, o sorvete além de ser delicioso ajuda a se refrescar.
O sucesso da venda de sorvete é tão grande na estação que, quando chega o inverno, as pessoas que possuem negócios voltados para a venda desta sobremesa ficam com receio de que estabelecimentos esvaziem.
Mas, podemos dizer que a diminuição da venda de sorvete no outono e no inverno é algo que ocorre menos em função das baixas temperaturas e mais no fato de que nem todos os sorveteiros criam estratégias para essa época do ano.
Quais as alternativas para driblar a sazonalidade no mercado sorveteiro?
É preciso uma mudança na mentalidade dos empreendedores e consumidores. O sorvete precisa parar de ser visto apenas como uma guloseima, e sim, como uma sobremesa nutritiva. Existem diversas receitas de sorvetes saudáveis disponíveis para acrescentar ao cardápio.
Além disso, um bom gerente de negócios deve pensar em formas de inovar ao longo de todo o ano e não apenas nas estações em que o sorvete vende mais. São soluções simples e que podem transformar totalmente os ganhos do seu negócio.
Confira algumas dicas abaixo:
1 – Sabores diferenciados na venda de sorvete
Crie um bom cardápio sazonal, entendendo que diferentes sabores de sorvete performam melhor em cada estação. O verão pede sorvetes de sabores como frutas, mais leves e refrescantes. No inverno, invista naqueles sorvetes mais cremosos, como chocolate, creme e outros.
Existem também, aqueles sabores mais elaborados e com ingredientes nobres, como chocolate belga, amargo, meio amargo e creme de avelã, por exemplo. Além de sabores de sobremesas que viram sorvete, como o cheesecake, e até mesmo sabores que trazem bebidas alcoólicas em sua composição.
2 – Misture o quente e o frio
Ainda falando do cardápio, você pode investir também na mistura de pratos quentes junto com o sorvete, como o petit gâteau, taças de sorvete com caldas quentes, brownie com sorvete e muito mais!
Se você conta com um bom espaço físico para o seu negócio, vale apostar também em bebidas quentes para fazer companhia ao sorvete no cardápio. Café e chocolate quente são os favoritos de muitas pessoas no inverno e podem fazer uma dupla de sucesso com seus produtos gelados.
Só fique atento para não se desviar do foco do seu negócio. Essas são algumas boas alternativas para melhorar a venda de sorvete no inverno, mas os pratos e bebidas devem ser coadjuvantes, ou seja, devem ser servidos acompanhando o sorvete.
3 – Promoções para a venda de sorvete
Promoções e descontos são ideias que, normalmente, são bem sucedidas em diversos negócios. Funcionam em qualquer época do ano e movimentam os estabelecimentos durante o inverno.
Aposte em ideias clássicas, como “compre um e ganhe outro”, “sorvete do dia”, descontos para os aniversariantes e até mesmo uma cartela de fidelização de clientes. E não se esqueça, claro, de uma boa divulgação para seus clientes.
Falando em divulgação, se for optar por pratos de outono e inverno, comece a divulgar as novidades já no verão, mais para o fim da temporada, entre março e abril. Utilize as redes sociais ao seu favor e, se puder, impulsione posts para atingir o público desejado. O importante é deixar claro que são ofertas limitadas para as estações frias e que sairão do cardápio assim que a primavera chegar.
4 – Climatização e decoração
Transforme o ambiente de acordo com as estações do ano para entregar uma verdadeira experiência ao cliente. Aposte em climatizadores que refresquem no verão e aqueçam no inverno. Desta forma, a sua sorveteria irá acolher os clientes tanto em dias quentes quanto frios.
Para noites mais frias, você pode optar por luzes indiretas. Um bom projeto de iluminação pode fazer maravilhas para atrair a clientela, tornando o ambiente mais aconchegante, convidativo e confortável.
Fonte: Blog Daus