Em tempos de pandemia ter página de facebook ou instagram virou algo obrigatório para o seu negócio.  Mas nem todas empresas se posicionam de maneira adequada e nem criam um engajamento, ou seja a conta nas redes sociais acaba sendo só mais um canal, sem criar um grande impacto.

Nessa matéria do site do Sebrae veja como sua empresa no ramo alimentício pode se posicionar nas redes sociais! 

Canais de comunicação

Existem diversos canais que você pode utilizar para se comunicar com seu cliente. Cabe à empresa entender qual será mais adequado e eficiente para seu tipo de produto e tipo de cliente. As redes sociais, como Instagram e Facebook, são ótimas para divulgar seus produtos ou serviçosAvalie, ainda, a possibilidade de realizar propagandas pagas nas redes sociais, que ajudam a impulsionar seu produto e alcançar mais pessoas por um custo normalmente baixo. Alimentos e bebidas merecem boas fotos, promoções e abordagens que gerem engajamentos. Avalie que tipo de postagem seus seguidores mais gostam! 

Enquanto as redes sociais são importantes para se relacionar, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para se um contato direto com os clientes e para aceitar pedidos. delivery é o modo de venda que mais está crescendo durante o isolamento social e as empresas devem avaliar se utilizarão aplicativos de entrega ou se pretendem entregar seus produtos sem terceirizar esse serviço. Lembre-se de garantir ao cliente que o produto será entregue com todo o cuidado com higiene necessário.

Além de campanhas nas redes sociais, você pode, ainda, criar uma lista de e-mails dos clientes para divulgações ou fazer ligações. O importante é estar perto do seu cliente e manter um relacionamento com ele, respeitando a preferência de cada um. Entender qual meio de comunicação que seu consumidor prefere é um passo importante para a fidelização. 

 

Foque na experiência 

Hoje em dia o cliente não procura somente um bom prato para jantar, ele quer se sentir especial ao comprar de uma empresa. Pense sempre na experiência que o cliente terá ao comprar seu produto. Por mais que as compras sejam feitas online e por entregas, é possível utilizar a criatividade e surpreender seu consumidor 

Pensando na experiência, a empresa deve gerar sentimentos nos clientes, lembranças e emoções, que são pontos chaves para uma boa comunicação. Crie propagandas que irão mexer com o psicológico das pessoas, lembrem-se que todos estão passando por momentos difíceis, que tal mostrar empatia e como a sua empresa pode melhorar o dia do seu cliente?  

 

Marcas humanas

Marcas humanas são aquelas que se aproximam das pessoas, com sentimento, emoções, expectativas e empatia. Elas estão em constante conexão com os clientes, assim conseguem entender melhor seu público e entregam seu produto ou serviço de maneira real, honesta e não mecânica.

É importante não focar somente na transação do seu produto, e sim em atitudes que aproximam a marcas às pessoas. Trazer histórias reais e de pessoas reais podem ajudar a se aproximar do seu público. Pense sempre na transparência com seu cliente, pois isso traz uma maior confiança para a marca.  

Ser uma marca que se importa com seus clientes e ter empatia é de extrema necessidade neste momento de quarentena. Os clientes precisam ver que as marcas estão pensando neles, e em como podem ajudá-los nesse momento delicado. Na apresentação do Raion, ele traz vários exemplos de empresas que estão se posicionando e mostrando se que importam com seus clientes. 

 

Inovação 

Pense na importância da inovação para sua empresa e como você pode inovar para estar na mente dos clientes. Essa inovação pode ser feita em várias áreas da empresa, como por exemplo: 

  • Produto; 
  • Processo de produção (dependendo de como o produto é feito, é possível diminuir bastante seus custos); 
  • Aparência do produto; 
  • Atendimento ao cliente. 

relacionamento é algo que sua empresa deve sempre trabalhar, tanto com o cliente quanto com impulsionadores da sua marca. Os impulsionadores são aqueles que irão ajudar a divulgar a sua marca, os chamados influenciadores digitais. Fazer parcerias com pessoas que possuem uma grande influência na internet pode ajudar bastante a sua empresa a ficar conhecida junto a um nicho de mercado.  

Por fim, é importante ressaltar que o marketing deve sempre ser visto como um investimento. Criar conteúdo faz a empresa alcançar mais clientes e aumentar sua rede de relacionamento, o que no atual cenário, é mais necessário do que nunca. Não deixe seu cliente se afastar de você, e ele se lembrará de seu estabelecimento na hora de adquirir aquele alimento ou bebida especial que você oferece. 

 

Fonte: Sebrae