Como se tornar um vendedor ambulante de sucesso?

É cada vez maior o número de vendedores ambulantes no país. Segundo dados divulgados pelo jornal El País em novembro de 2019, entre 2015 e 2018, o número de comerciantes que atuam nessa área cresceu mais de 500%.

Seja para complementar a renda, para ter o seu próprio negócio ou para lidar com a falta de oportunidades de trabalho no mercado convencional, investir na carreira de vendedor ambulante pode ser uma forma de comercializar itens únicos e artesanais, feitos por você.

Ainda, essa carreira permite que você conheça diretamente o seu cliente e transite por pontos diferentes da cidade, encontrando o seu melhor público e a melhor hora para trabalhar. E também proporciona conhecer histórias incríveis, afinal, você passará o dia tendo contato direto com os seus clientes.

Para garantir que as suas vendas saiam conforme o esperado e você possa alcançar o sucesso nessa área, existem ações importantes que devem ser feitas na hora de apostar as fichas nas vendas ambulantes. Para ajudá-lo nesse cenário, preparamos algumas dicas essenciais que vão guiá-lo nessa trajetória. Confira!

LEGALIZE O SEU TRABALHO

O primeiro passo para investir na sua carreira de vendedor(a) ambulante é legalizar o seu negócio. Por isso, verifique quais são as regras da prefeitura municipal da sua região com relação ao comércio ambulante. Cada lugar segue suas próprias normas e elas também se alteram conforme aquilo que será comercializado. Apenas com toda essa documentação em mãos é que você terá segurança para seguir em frente com as suas vendas.

ESCOLHA BEM O(S) PRODUTO(S) QUE IRÁ VENDER

Aproveite a chance de ter o seu próprio negócio para comercializar produtos diferentes e que atraiam o público. Não é necessário vender de tudo um pouco para ser um bom comerciante ambulante, mas, sim, investir em itens certeiros e de qualidade que conquistem os seus clientes.

Por isso, pare e pense: onde você vai vender, em qual horário você vai vender e para quem você vai vender. Assim, você poderá compreender melhor quem é o seu público e acertar em cheio nas vendas. Fazer vendas de dia, em uma praia, é diferente de fazer vendas à noite, na saída de um show ou de uma faculdade, por exemplo. No primeiro caso, é comum que as pessoas estejam em busca de coisas mais frescas, como um picolé, e, no segundo, as pessoas podem estar em busca de lanches gostosos, rápidos e com um preço atrativo. Entende a diferença?

Daí a importância de saber quem será o seu público. Por isso, conheça bem o(s) local(is) onde deseja fazer as suas vendas. Dessa forma, a chance de ter sucesso nos negócios é muito maior.


INVISTA DE FORMA CERTEIRA NO SEU EQUIPAMENTO

Apesar de não precisar investir em um ponto fixo de vendas, ao ser um(a) vendedor(a) ambulante, você também precisará contar com os equipamentos adequados para oferecer o seu produto com alta qualidade e segurança aos clientes.

Por isso, além de ter toda a documentação necessária para fazer as suas vendas, pense em tudo o que será necessário para fazer o seu negócio funcionar de maneira adequada. Você vai precisar de um carrinho? De uma barraca? De uma caixa térmica? É importante saber o que será necessário para desenvolver o seu negócio, porque, a partir de então, é possível colocar esses gastos no papel e verificar o quanto você pode investir.

SAIBA COMO PRECIFICAR E VENDER O SEU PRODUTO

É muito importante que você saiba como dar preços adequados ao seu produto. Ele deve ser adequado para o bolso do cliente e, ao mesmo tempo, trazer uma margem de lucro para você.

Simplifique na hora de escolher o preço dos seus produtos. Uma boa dica é optar por valores de fácil transação, que vão facilitar a vida para você e para o cliente. Aposte em uma comunicação visual clara e direta. Uma placa dizendo “Cachorro-quente R$ 8,00” fará com que todos entendam o valor do seu produto e, também, o que você está vendendo.

DIVULGUE O SEU NEGÓCIO!

Agora é hora de tornar o seu negócio conhecido! Escolha um bom nome para a sua marca e aproveite o bom e velho “boca a boca” e as redes sociais para divulgá-la. Que tal fazer uma agenda falando em quais horários e quais locais você estará durante a semana? Também, se possível, coloque o cardápio nas redes sociais e deixe uma forma de contato para que os clientes possam contatá-lo(a) caso desejem.

SEJA PROFISSIONAL E PERSISTENTE

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você seja sempre profissional. Por mais que sejam clientes fiéis e/ou amigos, eles também devem pagar pelo que estão consumindo, pois é assim que o seu negócio irá crescer.

Saiba, ainda, que esta é uma jornada que exige muito trabalho e dedicação, assim como qualquer outra profissão. Por isso, seja persistente e atencioso aos detalhes, buscando oferecer sempre o melhor para o seu público.


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Fonte: www.academiaassai.com.br

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