A data é uma excelente oportunidade para colocar a criatividade em prática e superar a crise.

No dia 31 de outubro é celebrado o Halloween ou, como é mais conhecido, o Dia das Bruxas. A data de origem celta é muito celebrada em países do Hemisfério Norte. No Brasil, o dia é uma inspiração para os pequenos negócios que aproveitam a oportunidade para inovar, empreendere também gerar negócios, ampliando vendas e melhorando os resultados do negócio. 

 Segundo o SEBRAE, é uma excelente oportunidade de favorecer o vínculo, aguçar a criatividade e, além de tudo, nós adultos reavivarmos nossa criança interior. 

Com a pandemia da Covid-19, toda data comemorativa pode significar um crescimento no volume de vendas, mas para isso o empresário também precisa se valer da criatividade

1. Entre no clima

Parte da sociedade já retomou suas atividades, o que inclui a ida às compras em shoppings, centros comerciais e lojas de rua. Independente de qual o tamanho ou área do seu negócio, você pode aderir ao espírito do Dia das Bruxas. Enfeitar o estabelecimento é uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes. Mas fique atento: mesmo em clima de Hallowen, é preciso seguir as orientações para evitar a contaminação pelaCovid-19. Seguir as medidas de proteção e prevenção também é atrativo paraos clientes!

2. Use as redes sociais ao seu favor

As mídias digitais têm sido grandes aliadas dos empreendedores. O seu uso cresceu 30% desde o início da pandemia e é uma alternativa de divulgação dos produtos e de compra virtual, para quem ainda não se sente seguro para sair de casa. Mas não basta apenas criar uma conta nas redes sociais, é necessário conhecer o seu público e estar atento em alimentar as páginas com conteúdo, trabalhando a divulgação dosprodutos, oferecendo promoções, apresentando novidades, informando sobre os protocolos de saúde já adotados em seu estabelecimento, bem como na venda direta, etc.O Sebrae oferece diversas oportunidades de capacitação para o empresário aprender a se relacionar com seu público pela internet.

3. Seja criativo!

Associar seus produtos à data é uma possibilidade para trabalhar o Dia das Bruxas. Você pode criar combos temáticos, inserir personagens e histórias aos seus produtos. Caso não consiga trabalhar a data em seus produtos, pode usar as redes sociais para oferecer dicas de atividades relacionadas ao Halloween, como filmes de terror e suspense, por exemplo.A geração de conteúdos interessantes e inovadores nas mídias sociais cria uma conexão e fortalece o relacionamento dos clientes com o seu negócio.

4. Regionalize o Halloween!

Poucos sabem, mas no dia 31 de outubro também é celebrado o dia do Saci Pererê, icônico personagem do folclore brasileiro. A data foi oficializada em 2003, como forma de preservar os valores da cultura brasileira.E que tal se apropriar desses e de tantos outros personagens folclóricosque compõem o imaginário infantil para alavancar as vendas? 

5. Promoções, prêmios e descontos

Compre um produto e ganhe outro personalizado para o Halloween. Este é um exemplo de uma promoção que pode atrair clientes interessados em seus produtos. Prêmios são outra tática, especialmente para quem gosta de testar a sorte. Abuse dos sorteios e jogos. Sempre funciona! E não se esqueçados descontos. Mas sempre avalie se seu orçamento não será afetado com essas promoções, prêmios e descontos. Não se tira o chapéu da cabeça de uma bruxa para cobrir a cabeça de outra!

6. Invista no delivery, caso haja caixa para isso!

Você pode organizar o seu negócio para realizar entregas na casa dos clientes. Você mesmo pode assumir a função do entregador caso não tenha funcionários, ou contratar serviços de entrega, desde que eles realmente caibam no seu orçamento.

7. Siga as orientações para evitar o contágio pela Covid-19

Ofereça álcool em gel aos clientes e avise que o uso de máscara é obrigatório (isso vale também para você e seus colaboradores). Coloque no chão marcas que mostram o ponto correto que cada cliente deve ficar para manter o distanciamento, caso haja filas, e evite aglomerações. Existem clientes que vão priorizar estar em lojas que estão preocupadas com aprevenção ao novo coronavírus.Quem não trabalha com negócio físico também deve seguir as orientações, caso algum funcionário entre em contato com o público pessoalmente. Além de proteger a todos, você também pode evitar ter seu estabelecimento multado ou, até, fechado por não seguir as medidas sanitárias recomendadas. Conheça os protocolos disponíveis no link http://bit.ly/Protocolos-Prevenção-Covid-19.

 

 

FONTE: SEBRAE