Apesar de dia 08 de Março ser Dia das Mulheres e dia 26 de Agosto ser o Dia Internacional da igualdade da Mulher, a luta  feminina pelo seu espaço e pelos direito iguais é constante!

As mulheres conquistam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, embora haja muita desigualdade, o empreendedorismo feminino vem crescendo a cada ano.

Segundo a matéria do Blog do Varejo Em 2019, 25% das aberturas de empresas foram por mulheres. Entretanto, nem sempre foi assim.

A presença das mulheres no mercado empreendedor é uma conquista recente. Até 1962, a mulher precisava pedir uma autorização para seu marido caso quisesse trabalhar fora. 

 

O Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo relatório do Sebrae sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil 2019. ,ao todo são mais de 24 milhões de brasileiras tocando negócios próprios, gerando empregos e movimentando a economia.
Ainda que esse número seja positivo, existem algumas diferenças no empreendedorismo entre homens e mulheres, que precisam ser repensadas, como a desigualdade salarial.

Segundo uma pesquisa organizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), feita com base em dados de 2018, revelou que as mulheres empreendedoras estudam 16% a mais do que os homens. Em contrapartida, elas ganham menos: o rendimento médio mensal das empresárias é 22% menor.

Um dos motivos para essa diferença pode estar no tempo dedicado aos negócios, a mesma pesquisa aponta que, enquanto os homens dedicam em média, 37,5 horas ao negócio, as mulheres trabalham 30,8 horas.

 

Uma diferença que pode ser justificada com o desafio da maioria das mulheres, é  dividir a jornada de trabalho com as tarefas domésticas. Afinal, ainda que a mulher tenha conquistado um espaço maior na sociedade e na economia, elas continuam sendo as principais responsáveis pelo cuidado da família e da casa. 

Apesar de injusto, o mesmo desafio pode ser o que impulsiona o crescimento do empreendedorismo feminino. Já que pela necessidade de horários flexíveis, por causa dos filhos, e pela dificuldade de inserção no mercado de trabalho após a maternidade, muita mulheres decidem abrir seu próprio negócio.

O SEBRAE, publicou um infográfico com A força do empreendedorismo feminino com uma relação de quem é a mulher empreendedora e quais a principais regiões e outras informações, que pode ser acessado aqui!

Uma outra novidade imperdível são os eventos que o site da Exame publicou nesta segunda feira. São diversos eventos organizados por empresas e instituições para debater equidade de gênero e celebrar o empreendedorismo feminino

 

Segue a programação ( Via site Exame)

Agora é que são elas

Apresentado de maneira totalmente virtual, o evento acontecerá no dia 8 de março, a partir das 9h, e será composto de seis painéis e um papo aberto. Dentre as convidadas, estão nomes como Angélica Ksyvickis (apresentadora e cofundadora da plataforma Mina); Juliana Azevedo (CEO da P&G);  e Adriana Barbosa (CEO da Pretahub).

Veja, abaixo, o tema de cada um dos painéis.

1 – Maternidade, culpa e trabalho: os pratos que equilibramos
2 – Interseccionalidade: Existe espaço para todes?
3 – Show me the money: Mulheres e finanças
4 – Elas no topo: Soft skills em alta
5 – Tecnologia e Inovação: Motor da transformação
6 – Sonhar e querer mais
7 – Papo aberto: Envelhecimento, autocuidado e sexo

Para garantir sua vaga e acompanhar a programação completa, basta fazer sua inscrição clicando aqui.

Outros eventos para mulheres empreendedoras

1 – Mulheres na liderança: autoestima e empoderamento como ferramentas de desenvolvimento da autoconfiança

Quando: 08 de março, às 18h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo link

Uma semana de encontros online e conversas com temas essenciais sobre o universo profissional e pessoal feminino. No dia 8, a programação vai contar com a presença de Rachel Filipov, Senior Marketing Manager na Manhattan Associates.

2 – Negócio de Mulher

Quando: 08 de março, das 19h às 20h
Custo: gratuito
Inscrições: pelo link

A Hotmart realizará  o evento Negócio de Mulher, um encontro online e gratuito, com a participação de empreendedoras digitais para falar dos desafios dessa jornada e suas experiências na Creator Economy. Dentre os nomes confirmados estão Carol Costa, fundadora da Universidade Minhas Plantas, escritora e apresentadora do GNT; Lilian Santos, fundadora da Escola do Acabamento e colunista da Casa Vogue; e Ana Florença Gutierrez, diretora de Vendas na Hotmart. As empreendedoras falarão sobre como é gerenciar um negócio digital e conciliar com as demandas da vida pessoal; burnout vs. o imediatismo do mundo online e as vantagens de empreender digitalmente e dicas de como começar nesse universo.

3 – Entre Montadoras

Quando: 14 de março a 11 de abril (primeiro grupo) e de 4 de abril a 5 de maio (segundo grupo)
Custo: gratuito
Inscrições: até 7 de março (primeira turma), no link.
Até 28 de março (segunda turma), pelo link.

A entidade sem fins lucrativos Leo Social, mantida pela Leo Madeiras, maior distribuidora de insumos para marcenaria e indústria de móveis do Brasil, abriu inscrições para o curso gratuito de montagem de móveis, empreendedorismo e gestão “Entre Montadoras”, voltado exclusivamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa terá duas turmas e será realizada na ONG Refazer, em Santo André (SP). As inscrições para participar do primeiro grupo vão até o dia 7 de março, com aulas entre 14 de março a 11 de abril. O segundo tem inscrições abertas até 28 de março e ocorre de 4 de abril a 5 de maio.

4 – Mulheres por causas: advocacy por um mundo melhor

Quando: 08 de março, às 18h30
Custo: gratuito
Inscrições: transmissão pelo canal do YouTube

Em celebração às conquistas políticas e sociais e para continuar debatendo os caminhos para a equidade de gênero – inclusive nas ações de transformação e impacto, o IRELGOV (Instituto de Relações Governamentais) promove o webinar “Mulheres por causas: advocacy por um mundo melhor”. O evento virtual terá abertura da presidente do IRELGOV, Suelma Rosa, e mediação das líderes do Eixo Diversidade & Inclusão do IRELGOV, Helga Franco e Nayana Rizzo, além da participação de Daniela Rios, diretora de Relações Governamentais na Procter & Gamble, Alana Rizzo, gerente de Políticas Públicas do YouTube no Brasil, e Patricia Blanco, presidente executiva no Instituto Palavra Aberta.

5 – Mulheres com propósito

Quando: 08 de março
Custo: gratuito
Inscrições: até 14 de março, no link

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do ano do projeto Mulheres com Propósito, realizado pela PepsiCo em parceria com o FUNDES América Latina. O programa oferece cursos totalmente online e gratuitos para formação empreendedora de mulheres de todo o Brasil em três frentes: educação empreendedora, empoderamento econômico e empregabilidade; e tem como objetivo ampliar a participação feminina no mercado de trabalho e apoiar empreendedoras em seus negócios. 

6 – Semana de palestras Liber Capital

Quando: de 14 a 17 de março
Custo: gratuito
Inscrições: Pelos links das palestas: mulheres na liderançamulher e o mercado financeiroworkshop de python

A fintech Liber Capital, marketplace de antecipação de recebíveis, promove uma semana de palestras e workshops para discutir assuntos relacionados à liderança feminina e a sua inclusão no mercado financeiro e de tecnologia. Sempre das 18h às 19h15, a programação terá participação de Tania Maria Gerade, diretora de parcerias da fintech; Carolina Cabral, CEO da Nimbi; Isa Quartarolli, fundadora da Women Leadership e Thais Viana, gerente técnica de produto da JusBrasil.

7 – Liderança feminina no mercado Tech

Quando: 08 de março
Custo: gratuito
Inscrições: pelo link

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Sinqia, fornecedora de tecnologia para o mercado financeiro, convidou algumas de suas líderes para compartilharem suas trajetórias, conquistas e visões do mercado em uma live especial, em parceria com a DataRudder — startup investidas e fundada exclusivamente por mulheres. A live contará com a presença de líderes da Sinqia, como Karine Nogueira (COO de Serviços), Tatiane Moreira (Head de Atendimento de Fundos) e Renata Marini (Head de Marketing e NPS) e a CEO da Data Rudder, Rafaela Helbing.

 

FONTE: SEBRAE, BLOG DE VAREJO (por Gazin Atacado) e Exame.