Hoje é dia da Caridade, data importante para reflexão sobre. o ato de ajudar as outras pessoas para ajudar ao próximo no progresso da humanidade.
Já pensou como seu negócio pode ajudar na área da filantropia? Como sua empresa pode dar um impacto na vida de pessoas que estão necessitando de ajuda?
E assim entramos no assunto da Filantropia corporativa, separamos aqui um texto do site Xerpay que aborda sobre o assunto.
Essa prática traz benefícios para a sociedade e também para a empresa. Sabendo de suas vantagens, grandes corporações já introduziram a filantropia em sua cultura organizacional, colaborando para a melhora da sociedade
Neste post, vamos explicar:
Tem interesse pelo assunto? Então continue lendo o post!
Para entender melhor o que é filantropia corporativa, o primeiro passo é assimilar o que filantropia significa.
A palavra, de origem grega, significa amor profundo à humanidade. Hoje, a compreensão desse conceito inclui a doação voluntária a uma pessoa ou grupo, que promova uma melhora social.
É geralmente vista como uma doação financeira, mas também inclui a dedicação de tempo para ajudar outra pessoa.
A filantropia corporativa pode ser entendida como a participação das empresas em causas voltadas ao bem estar da comunidade, por meio de doações em dinheiro ou facilitando a participação de funcionários em causas comunitárias.
Os conceitos de filantropia e responsabilidade social nas empresas são constantemente confundidos.
Enquanto a filantropia envolve um forte senso moral e baseia-se em uma ação sem qualquer tipo de planejamento ou espera de resultados, a responsabilidade social se baseia em ações voltadas para a:
Como exemplo prático, a partir do momento em que uma empresa usa mão de obra local ou recursos naturais em seus processos produtivos, passa a ter uma responsabilidade sobre todo o seu entorno.
Outra diferença importante entre os dois conceitos é que enquanto a filantropia oferece ajuda imediata na solução de problemas emergenciais, a responsabilidade social tem efeitos em longo prazo, com foco na sobrevivência e sustentabilidade.
Além da ajuda à sociedade que as empresas experimentam ao praticar a filantropia, a explosão das mídias sociais faz com que essas iniciativas fiquem mais conhecidas pela população em geral.
Por isso, uma estratégia bem estruturada de filantropia corporativa pode trazer diversas vantagens, já que os consumidores estão mais interessados nas organizações que se preocupam com o ambiente em que vivem.
Além de aumentar o valor da imagem corporativa externa, iniciativas como estas, reforçam as estrategias de employer branding.
O voluntariado, quando estimulado dentro da empresa, ainda estimula um engajamento maior dos funcionários.
Para que funcione, a filantropia corporativa deve ter identificação com a cultura organizacional, ser motivadora e não se limitar a uma atuação isolada, estendendo-se a longo prazo.
Fonte: Blog Xerpay
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |