O Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março está chegando, portanto, os preparativos precisam ser trabalhados com antecedência para que as vendas de fato aconteçam. No post de hoje, vamos te ajudar a traçar ações para o Dia Internacional da Mulher.
Ainda que a data pareça simbólica para algumas pessoas, para muitos é um marco do empoderamento feminino. Isso deve ser reverenciado pela sociedade e por que não pelo varejo? É a oportunidade de reconhecer ainda mais a mulher como protagonista da sua história e de fortalecer as homenagens a ela, em sinal de reconhecimento e gratidão.
Em contrapartida, diversas categorias como bem-estar e beleza, bomboniere, alimentos, bebidas em geral, eletrônicos e materiais de construção ganham fôlego no varejo para atender a demanda focada no Dia Internacional da Mulher.
Caso ainda não tenha planejado as suas ações, nem incrementado o mix, confira as dicas que separamos para você atrair as consumidoras ou os demais clientes que queiram presenteá-las. Só não se esqueça: o foco principal aqui são ELAS.
Consumo empoderado
Que as mulheres são maioria da população brasileira todo mundo sabe. Mas você sabia que elas também dominam o mercado consumidor?
De acordo com um panorama elaborado pela Nielsen em 2018, elas representam 96% dos responsáveis pelas compras nos domicílios brasileiros. Naquele período, o público feminino destinava mais de 20% da renda mensal para as compras domésticas.
Como atrair esse público consumidor
As mulheres estão mais atentas à qualidade dos produtos e ofertas que a loja oferece. Vale destacar que para se sentirem satisfeitas com as compras, elas levam em consideração aspectos como saúde, qualidade de vida, meio ambiente e tolerância.
Dessa forma, as lojas que levantam as bandeiras de responsabilidade social, sustentabilidade, saúde, conveniência e, principalmente, igualdade de gênero, acabam se beneficiando. Ou seja, os produtos da sua loja e sua comunicação precisam estar alinhados com essa compreensão ampla das necessidades da mulher.
Mercados e lojas de bairro recebem atenção
A Nielsen também delimitou esse panorama feminino no mercado varejista a nível continental. O levantamento mostrou que 63% das mulheres da América Latina apontam que a localização conveniente de um ponto de venda é um fator altamente influente na hora da decisão de compra. Percentual superior ao dos homens (56%).
Nesse sentido, a expansão dos formatos de pequenas lojas, e ponto de venda nos bairros, evidencia essa realidade. São canais de varejo que surgem para atender a uma necessidade das mulheres, que lutam para lidar com a rotina diária de diversas tarefas domésticas e profissionais.
Tudo ao mesmo tempo. Economizar tempo e deslocamento é um hábito crucial para a vida delas. Por isso a sua loja precisa ter um atendimento eficiente, ter acesso para circulação fácil, um layout bastante organizado e ofertar serviços que economizem o tempo das consumidoras.
Além disso, um incentivo a mais para elas, em reconhecimento à fidelidade com a marca, nunca é demais. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade perfeita para você aproximar a sua loja ainda mais do público feminino.
Varejo online também se destaca
Não apenas as lojas físicas, como também o varejo online tem a sua parcela significativa perante as consumidoras. A pesquisa da Nielsen revelou que o e-commerce é uma solução prática para atender as necessidades das mulheres latinas. Na época da pesquisa, 20% das mulheres já compravam alimentos online e buscavam por compras seguras.
Mais de 60% das entrevistadas estavam mais dispostas a comprar online se houvesse garantia de devolução do dinheiro caso o produto ou a descrição não estiverem corretos.
As mulheres também são motivadas por mensagens que oferecem entrega gratuita (55%). Em seguida, pelo conhecimento do tempo exato de entrega e da capacidade de monitorar o status de seus pedidos em tempo real (55%).
Ações para o Dia Internacional da Mulher
Antes de mais nada, vimos que as mulheres dominam o varejo e é justo que sejam reconhecidas e valorizadas por isso. Vamos a algumas dicas de ações para o Dia Internacional da Mulher para você acertar em cheio na data:
- Pense numa decoração para a data que tenha temática voltada para esse público consumidor conforme o seu segmento. Essa decoração sazonal pode começar a ser montada no dia 25 de fevereiro. Na hora de desmontar, a sugestão é fazer isso no dia 10 de março;
- Invista em promoções, brindes e até mesmo sorteios de produtos das categorias que mais despertam o interesse das mulheres e façam ações que permitam que elas se sintam especiais. Por exemplo: sortear uma cesta de produtos ou um kit de ferramentas; oferecer bombom na entrada da loja; dar desconto em um smartphone;
- E por que não oferecer um serviço especializado no dia? Monte um espaço na sua loja para um bate-papo sobre autoestima e empoderamento feminino, uma palestra. Ou algum serviço de beleza, massagem rápida, minicurso sobre pequenos reparos domésticos; algo que faça com que ela se sinta à vontade e especial para a sua loja;
- As ações para o Dia Internacional da Mulher podem e devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais para atraí-las na data. Aproveitar a oportunidade para fornecer descontos especiais também pode influenciar no poder de decisão na hora que elas forem comprar na sua loja.
Incremente o mix, independente do segmento
Coloque na cabeça que o Dia Internacional da Mulher é uma data importante para o varejo. E repensar o mix de produtos vai te ajudar a dar aquela estimulada nas vendas.
No caso do varejo alimentar e de cuidados pessoais, muitas empresas podem aquecer as vendas para atender a demanda do mundo corporativo, que quer presentear e homenagear as mulheres. Isso vale para os familiares e amigos que têm esse mesmo hábito. Veja algumas sugestões para o mix:
- Chocolates;
- Vinhos;
- Cervejas especiais;
- Produtos integrais e alimentos saudáveis em geral;
- Produtos de cuidados pessoais.
As farmácias, por outro lado, podem aproveitar o momento para montar cestas com produtos alimentícios ou de beleza e colocar à venda para a data. Além de montar espaços exclusivos na loja para destacar os produtos segmentados para elas.
Mas fuja do trivial! Dá para ir muito mais além do que as mesmices de todo Dia Internacional da Mulher. Veja abaixo:
- Coloração;
- Esmaltes;
- Loções hidratantes;
- Kits para cuidado capilar;
- Produtos para cuidados com a pele.
As lojas de eletroeletrônicos têm muito a ganhar com a data. Alguns aparelhos voltados aos cuidados pessoais da mulher costumam ser bastante procurados para o período, como:
Atenção ao segmento de materiais de construção
Não se engane ao deixar de lado os materiais de construção e afins. A mulher do século 21 está cada vez mais independente, empoderada e, em muitos casos, cuida sozinha do próprio lar.
Os tempos mudaram e as mulheres vão às compras para fazer reformas, pequenos reparos e mudar a decoração em casa ou no trabalho. Quer mais exemplo de empoderamento feminino do que ela se virar sozinha com esses serviços manuais?
Por isso artigos para a casa, de construção e decoração devem ser expostos pensando nessa demanda crescente. Pensando assim, a mulher sempre vai gostar de ter em casa ao menos as ferramentas e materiais básicos para o dia a dia. Invista em:
Agora com todas essas dicas de ações para o Dia Internacional da Mulher e sugestões de mix, você pode fazer a data perfeita, tal qual as suas clientes merecem.
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Fonte: www.falamart.com.br