A internet está lotada de pessoas. Só no Brasil, em 2021, 81% da população acessou a web. Por isso, muitas empresas estão disputando um lugar privilegiado para aparecer nos grandes buscadores. Nesse sentido, o Google Meu Negócio é um excelente recurso.
A ferramenta do maior buscador do mundo permite que os usuários encontrem com mais facilidade todas as informações das empresas. Além disso, ajuda seus clientes a chegarem no seu endereço por meio do Google Maps, que é o GPS do Google.
Por ser uma ferramenta gratuita, o Google Meu Negócio é muito útil, principalmente para empresas locais. Afinal, ele oferece recursos que ajudam usuários a encontrarem estabelecimentos com uma pesquisa simples.
Para se ter uma ideia, se uma pessoa pesquisar no Google por “barbearia”, o buscador mostrará todos os estabelecimentos mais próximos a ela. Se o seu negócio for dessa área e estiver cadastrado no Google Meu Negócio, ele pode aparecer.
Entretanto, a ferramenta oferece diversos recursos que são interessantes, até mesmo para empresas que não sejam locais.
Aqui, vamos explicar com detalhes o que é, como funciona, quais recursos ele oferece, como se cadastrar e muito mais. Portanto, continue a leitura para saber tudo!
O que é Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida para ajudar as empresas a serem encontradas mais facilmente no Google. Dessa forma, as informações dos estabelecimentos ficam disponíveis no buscador e sua localização, no Google Maps.
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio oferece uma ampla diversidade de recursos. Além de ajudar os empreendimentos, ele também facilita para o usuário que pesquisa. Isso porque ele pode encontrar a empresa pelo nome, pelo produto, pela área de atuação ou pelo serviço.
Por exemplo, caso alguém queira comprar um remédio e pesquisar no Google por “farmácia”, o buscador retorna com as mais próximas. O mesmo vale para lanchonetes, barbearias, oficinas, entre outros segmentos.
Pela ferramenta, é possível incluir as principais informações:
- nome da empresa;
- horário de funcionamento;
- endereço;
- telefone;
- horários de pico;
- fotos;
- eventos;
- principais dúvidas sobre a empresa, o produto ou o serviço.
Entretanto, engana-se quem pensa que o Google Meu Negócio é útil apenas para empresas com espaços físicos. A ferramenta também ajuda empreendimentos com atuação na internet a melhorarem o seu ranqueamento.
Além disso, outras modalidades também podem se cadastrar, como:
- negócios sem espaço físico, mas que atendem pessoalmente por agendamento;
- empresas híbridas, ou seja, que atendem os clientes no próprio estabelecimento e visitam ou prestam serviço a domicílio;
- empreendimentos que oferecem serviço a domicílio, mas que não têm um espaço físico. Por exemplo, profissionais de limpeza, eletricistas, encanadores, entre outros.
Como funciona o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio funciona como uma biblioteca de empresas. Quando um usuário pesquisa pelo nome do empreendimento, o buscador mostra todas as informações sobre ele.
Agora, se a busca for de um serviço, produto ou setor, o Google exibe uma lista de empresas mais próximas ligadas ao que foi pesquisado.
Entretanto, para aparecer nos resultados, é preciso fazer um cadastro com as informações do negócio. Para ter bons resultados, é fundamental preencher o máximo de informações possíveis na ferramenta. Assim, o seu negócio terá mais chances de ser encontrado pelos usuários.
Vale destacar que, além de aparecer nas pesquisas, a sua empresa também estará no Google Maps. Esse recurso é fundamental para que os clientes encontrem o seu estabelecimento mais facilmente para ir até ele. Portanto, é essencial fazer o preenchimento correto do endereço.
Vantagens do Google Meu Negócio
Aparecer no maior buscador do mundo já é um grande benefício. Um relatório da Hootsuite mostrou que o Google detém mais de 92% de participação no mercado de mecanismos de busca.
Entretanto, as vantagens do Google Meu Negócio vão além de apenas aparecer nos resultados de pesquisa. A ferramenta oferece outros benefícios ao cadastrar a sua empresa. A seguir, trouxemos os 6 principais para você ficar por dentro.
As vantagens do Google Meu Negócio são:
1. Dá mais visibilidade à empresa
Quando você inserir todas as informações do seu empreendimento na ferramenta, o Google o colocará em posições de destaque nos resultados da busca. Assim, a sua empresa aparecerá mais vezes e para mais pessoas, aumentando o seu alcance.
Além disso, ao colocar o endereço correto, os clientes chegarão ao seu negócio por meio de uma pesquisa no Google Maps.
Segundo o Google, os empreendimentos cadastrados no Google Meu Negócio têm 2,7 vezes mais chances de ganhar a confiança dos usuários. A empresa disse ainda que os clientes são 70% mais propensos a visitar e 50% mais predispostos a comprar de empresas com um perfil completo.
Portanto, é fundamental colocar todas as informações na ferramenta para conseguir mais visibilidade e confiança dos usuários.
2. Fomenta a interação com o cliente
Um dos recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio é a possibilidade de interação com os usuários. Pela ferramenta, os clientes conseguem deixar avaliações em relação à empresa.
Esse é um excelente recurso para a prática de um dos gatilhos mentais mais famosos: o de prova social. Resumindo, é uma estratégia que usa depoimentos de clientes para mostrar que seus produtos ou serviços são bons. Dessa forma, outras pessoas se sentirão atraídas a fechar negócio com você.
Logo, a partir de boas avaliações no Google, a sua empresa passará mais confiança aos usuários que ainda não compraram com você.
Além disso, é possível interagir com as postagens. Portanto, você pode agradecer os elogios, tirar dúvidas ou demonstrar interesse em resolver os problemas que o cliente teve com a sua empresa.
O Google Meu Negócio ainda tem a função de chat. Quando ela está ativa, um botão fica disponível no perfil da empresa para o cliente entrar em contato. Assim, você poderá conversar com os usuários e compartilhar fotos, se necessário.
3. Aumenta o tráfego físico para a loja
A sua empresa não ter um site ou um perfil nas redes sociais não impede de ser encontrada no maior buscador do mundo. Para isso, você precisa inserir, pelo menos, as informações básicas do seu estabelecimento no Google Meu Negócio. Por exemplo, endereço, telefone, horário de funcionamento e foto da fachada.
Assim, quando o cliente procurar pela sua empresa no Google, essas referências aparecerão para ele. Dessa forma, ele conseguirá entrar em contato ou até mesmo fazer uma visita.
Isso é possível graças ao Google Maps. De um jeito simples e prático, a ferramenta mostra o trajeto de como chegar no estabelecimento a partir da localização da pessoa.
Vamos imaginar que um usuário está em busca de um supermercado. Ao procurar no Google, ele mostrará todos os que estão mais próximos. Na lista, a pessoa escolhe um estabelecimento, seleciona “rotas” e depois iniciar. A partir daí, o aplicativo mostrará o caminho e o tempo que gastará em média.
4. Oferece ferramentas para melhorar a publicidade da sua empresa
O Google Meu Negócio não é apenas um recurso para mostrar as informações básicas de um empreendimento. Ele também permite postar fotos de serviços ou produtos, criar ofertas, colocar preços, entre outras funções.
Dentro do Google Meu Negócio, você pode criar publicações como em uma rede social. Elas podem ser fotos ou vídeos e ainda conter textos. Para os usuários, elas ficam disponíveis nas guias “Atualizações” e “Visão geral” do perfil da empresa nos dispositivos móveis. Já no computador, ficam na seção “Do proprietário” no perfil.
Essa ferramenta o Google chama de “postagens”. Por ela, o cliente tem acesso a informações oportunas, anúncios de liquidações, promoções, novidades, eventos e ofertas. Você ainda pode colocar um botão de ação para que o cliente entre em contato, reserve o produto, faça um pedido, entre outras ações.
5. Encaminha visitas qualificadas para o site da sua empresa
Quando uma pessoa procura por um produto ou serviço no Google, é porque ela já está em uma etapa avançada no funil de vendas. As “fichas”, como são chamados os perfis das empresas no Google Meu Negócio, aparecem nas últimas fases da jornada de compra do cliente.
Portanto, é a etapa em que o usuário já está quase certo de adquirir algo ou contratar um serviço, buscando apenas a empresa ideal. Dessa forma, se o seu empreendimento tiver um site e for indicado pelo Google, ele receberá um cliente potencial e pronto para uma conversão.
Logo, o Google Meu Negócio encaminha consumidores com grande potencial em adquirir um produto ou contratar um serviço com a sua empresa. Entretanto, não custa nada lembrar que é sempre importante incluir o máximo de informações sobre o seu empreendimento. Assim, será muito mais fácil de ele aparecer nos resultados de busca.
6. O Google Meu Negócio é gratuito
Essa é talvez uma das principais vantagens do serviço oferecido pelo Google. Afinal, qual empresa não quer aparecer no maior buscador do mundo de forma gratuita? Portanto, basta fazer o cadastro com as informações do empreendimento para conseguir anunciar de graça, seja nas páginas de resultados, seja no Google Maps.
Como criar e preencher a conta no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que não pode ficar de fora das estratégias de uma empresa. Afinal, aparecer no Google é um marketing e tanto, principalmente quando não é necessário investir nada por isso.
Com a transformação digital, o comportamento do consumidor muda constantemente e está cada vez mais voltado para a internet. Hoje, qualquer informação é buscada online. O mesmo vale para produtos ou serviços.
Dessa forma, colocar o seu negócio no mundo virtual é de suma importância. Isso porque quando um usuário deseja um produto ou serviço, há grandes chances de ele procurar na internet.
Nesse sentido, o Google Meu Negócio é o caminho mais curto para garantir mais acessos no site da sua empresa ou visitas no espaço físico.
Diante da importância dessa ferramenta, separamos o passo a passo para inscrever o seu empreendimento. Confira!
1. Acesse o site da ferramenta
O primeiro passo é acessar a página inicial do Google Meu Negócio. Nela, clique no botão “gerenciar agora”, no canto superior direito.
2. Informe os dados de login
Após clicar em “gerenciar agora”, é preciso entrar com uma conta do Google. Insira o seu e-mail e selecione “próxima”. Depois, informe a senha e clique em “próxima” novamente.
Caso não tenha uma conta Google, é preciso criar uma. Para isso, clique em “criar conta” no canto inferior esquerdo, ao lado do botão “próxima”. Logo abaixo, aparecerá três opções. Selecione “para mim” ou “para gerenciar meu negócio” e siga as instruções.
3. Insira as primeiras informações da sua empresa
Após fazer o login, é hora de informar os dados do seu negócio. O primeiro é o nome da empresa. Depois, você vai escolher o tipo dela: varejo online, loja física ou serviços locais. Nessa etapa, você pode selecionar mais de um.
Feito isso, você deve adicionar o site da sua empresa ou loja online. Caso não tenha, clique em “pular”. Na próxima página, você vai adicionar a categoria de negócios. Por exemplo, restaurante, barbearia, agência de marketing digital, supermercado, entre outras. Posteriormente, se necessário, você pode alterar ou adicionar mais itens.
Na próxima página, é possível informar onde atende seus clientes. Apesar de ser uma etapa opcional, caso a sua empresa tenha estabelecimento físico ou que preste serviços em uma determinada região, é essencial completar.
Depois, é preciso inserir um telefone em que os clientes consigam falar com você. Insira o DDD com dois dígitos e o número a seguir, sem espaços e símbolos.
4. Informe o endereço da sua empresa
O próximo passo é informar mais dados do seu negócio. Assim, pessoas da sua região o descobrirão, você poderá responder às avaliações feitas e gerenciar os detalhes da sua empresa no Google.
Caso não queira fazer isso agora, você pode clicar em “verificar mais tarde”. Porém, para ter bons resultados, é importante completar toda a etapa.
Primeiro, você deverá informar o país onde atua. Depois, inserir o endereço da empresa (nome da rua, avenida e número), bairro, estado, cidade e CEP.
5. Confirme que é o proprietário da empresa
Após informar todos os dados, é preciso verificar que você é o proprietário da empresa pelo telefone informado. Isso pode ser feito tanto por ligação quanto por mensagem de texto, caso seja um número de dispositivo móvel.
Selecione o método desejado e clique em “enviar código”. Na próxima página, insira o código informado e selecione “verificar”. Caso não tenha recebido, aguarde alguns segundos para solicitar outro ou alterar o método de verificação.
Se tudo estiver certo, aparecerá uma mensagem que o seu código foi aceito. Clique em “próxima” para continuar o cadastro.
6. Personalize o perfil do negócio
Seguindo pelas etapas, é hora de adicionar os serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa. Caso não encontre algum que se encaixe, o Google dá a opção de criar um serviço personalizado.
Logo depois, selecione os dias e horários de funcionamento do seu negócio. Se não quiser ou não puder completar essas informações, basta clicar em “pular”.
Na próxima página, você deverá selecionar se vai permitir ou não que os clientes enviem mensagens para sua empresa pelo Google. Definido isso, clique em “próxima”. Se desejar, pode clicar em “pular” e decidir posteriormente.
Em seguida, adicione uma descrição do seu negócio com até 750 caracteres. Ela aparecerá na Pesquisa, no Maps e em outros serviços do Google. Você também pode pular essa etapa e inserir depois, se quiser.
Ainda na personalização do perfil, é hora de adicionar fotos da empresa, de produtos ou serviços. Pense em uma forma de apresentar ao cliente o seu empreendimento. As imagens poderão aparecer na Pesquisa, no Maps e em outros serviços. Caso ainda não tenha as fotos, clique em “pular”. Porém, não deixe de adicionar depois.
Na próxima página, o Google oferecerá para anunciar a sua empresa com o Google Ads. Entretanto, esse serviço é pago. Então, você pode escolher conhecer o serviço ou pular. O Google ainda pode oferecer a compra de um domínio personalizado para o seu site. Clique em “pular”, caso não queira adquirir. Finalizada essa etapa, vá em “continuar” para concluir o cadastro.
Como gerenciar e editar meu local no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio oferece várias ferramentas para você gerenciar e editar as informações da sua empresa. Após fazer o login, abrirá um painel com todos os recursos disponíveis.
A seguir, falamos sobre cada item. Continue a leitura!
1. Início
A tela de início mostra um resumo de cada recurso oferecido pelo Google Meu Negócio, como:
- criar postagem;
- adicionar uma foto;
- criar anúncio;
- relatórios de desempenho;
- atualização de informações, entre outros.
2. Postagens
Em postagens, você pode compartilhar ofertas, novidades, eventos ou produtos. Em ofertas, você adiciona fotos ou vídeos, cria um título (com um desconto, por exemplo) e coloca uma data de início e término. É possível ainda inserir outros detalhes opcionais, como cupom de desconto, link para resgatar a oferta e termos e condições.
Já nas novidades, você coloca fotos ou vídeos e escreve uma postagem, como é feito nas redes sociais. Depois, você pode adicionar um botão de ação opcional para o usuário clicar. As opções são:
- reservar;
- fazer o pedido;
- comprar;
- saiba mais;
- inscrever-se;
- ligar agora.
Na parte de eventos, você também pode adicionar fotos ou vídeos. Depois, inserir um título (por exemplo, “liquidação de verão”), data de início e término e detalhes opcionais. Aqui, também é possível adicionar um botão de ação.
Por fim, há também a seção para criar produtos. Nessa parte, o Google Meu Negócio só permite inserir fotos. Depois, você deve colocar o nome do produto e criar ou selecionar uma categoria. É possível ainda colocar o preço e a descrição do produto, além de um botão de ação. Esses últimos são opcionais.
3. Informações
Nessa ferramenta, você tem acesso a todos os dados da sua empresa inseridos no cadastro. Aqui, é possível verificar e editar todas as informações do seu negócio, como nome da empresa, categorias, endereço, horário de funcionamento, entre outras.
4. Insights
A parte de insights mostra o desempenho da sua empresa no Google. As métricas são:
- como os clientes pesquisam sua empresa (direta, descoberta ou por marca);
- onde os clientes veem sua empresa no Google (ficha na Pesquisa ou no Google Maps);
- ações de clientes (acessam seu site, solicitam rotas e ligam para você);
- solicitações de rotas;
- chamadas telefônicas;
- horários de maior movimento;
- visualizações de fotos (mostra um comparativo entre a sua empresa e outras semelhantes);
- quantidade de fotos (faz um comparativo entre fotos publicadas pelo proprietário as enviadas pelos clientes).
5. Avaliações
Os clientes podem enviar avaliações sobre a sua empresa. Nessa seção, você pode gerenciar e responder os comentários enviados pelos usuários.
6. Mensagens
Se você ativar o serviço de chat no cadastro, você poderá receber mensagens por parte dos clientes. Nessa seção, você terá acesso a elas para gerenciar e responder.
7. Fotos
Em fotos, você tem acesso a todas as imagens e vídeos publicados. Na seção, há várias abas para fazer o gerenciamento:
- visão geral (panorama de todos os envios);
- pelo proprietário (imagens enviadas por você);
- pelo cliente (imagens enviadas pelo cliente);
- 360 (imagem em 360° do endereço);
- vídeo (mostra todos os vídeos enviados);
- interior (imagens da parte interna da empresa);
- exterior (foto da parte externa);
- produto (imagens dos produtos que são vendidos);
- equipe (imagens da equipe que trabalha na sua empresa);
- identidade (logotipo e capa).
8. Produtos
Nessa seção, você gerencia todas as publicações de produtos feitas. Você também pode adicionar mais fotos para serem divulgadas no Google.
9. Serviços
Essa é a parte em que você gerencia todos os serviços que a sua empresa faz. É possível adicionar outros ou editar e apagar os já criados.
10. Site
O Google Meu Negócio permite você criar um site para o seu negócio (nomedaempresa.negocio.site). Nessa seção, é possível editá-lo, ver dicas e compartilhar o endereço eletrônico.
11. Usuários
Por fim, você pode gerenciar os usuários com acesso ao painel da sua empresa no Google Meu Negócio.
Como viu, o Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para aumentar a visibilidade da sua empresa nos serviços do Google. Isso aumenta o número de visitas no site e nos estabelecimentos físicos.
Gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades no seu e-mail.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários!
Fonte: www.remessaonline.com.br